Existem uma grande variedade de doces tradicionais japoneses, eles acompanham a época do ano, datas comemorativas e até as frutas da estação, vale a pena experimenta-los e conhecer o sabor e a maneira como é feito cada um.

O Yookan é uma sobremesa consistente e gelatinosa feita de feijão Azuki, ágar-ágar e açúcar. Ele é geralmente vendido em uma forma de bloco e servido em fatias.

Dorayaki uma panqueca de feijão vermelho que consiste de duas pequenas panquecas feitas de castela enroladas com um recheio de pasta de Azuki.

Anko é uma pasta doce, feita de feijão vermelho, ou Azuki, que teve origem no Japão. É utilizada nas culinárias chinesas, japonesas e coreana. É feita com os feijões cozidos, adicionando-se açúcar ou mel. A casca dos feijões pode ser removida na peneira antes de adoçar, o que torna a pasta mais leve e homogênea.

Manju é um doce cozido no vapor muito popular no Japão. São feitos de uma massa de farinha de trigo, farinha de arroz e trigo sarraceno, e que geralmente é recheada com pasta de feijão azuki(anko). O doce é uma variação de uma espécie de pão chinês, mantou.

Taiyaki é um bolo japonês em formato de peixe. O recheio mais comum é o de pasta de feijão vermelho, que é feito com feijões Azuki adocicados. Outros recheios comuns são de creme, chocolate e queijo.

Sakuramochi é um doce japonês feito de mochi(bolinho de arroz) e anko(pasta de feijão doce) enrolado com uma folha de Sakura levemente salgada. O contraste entre o salgado da folha e o doce do anko resulta em sabor interessante e apreciado.

Anpam é um doce japonês normalmente recheado com anko ou pasta de feijões brancos(shiro-an), polvilhado com gergelim. Esse pão doce foi inventado pelo samurai chamado Yasubei Kimura, em 1875.

Dango é um bolinho japonês feito de mochiko (farinha de arroz). Ele é servido em espeto com 3 ou 4 danos.

Botamochi são bolinhas de arroz, similares ao mochila, cobertas de feijão doce ou gergelim.

Daifukumochi ou Daifuku é um confeito japonês que consiste em pequenas bolas de mochila (bolinho de arroz glutinoso) recheado com algo doce, geralmente anko, pasta de feijão vermelho adocicado feito de feijão Azuki.

Fonte: Wikipédia