Você conhece o ágar-ágar, ágar ou kanten?

É um outro produto de sucesso, em matéria de dieta, que conheci quando morava no Japão. Sempre tive vontade de fazer uma matéria sobre ele, mas pensei que aqui não tivesse esse produto. Lá o ágar é muito utilizado, tanto em receitas doces como em receitas salgadas.

Lá se chama KANTEN, eu comia ele em forma de gelatina. A consistência é durinha, de baixíssimas calorias e ótimo para disfarçar a fome. Ele sozinho não tem gosto nenhum, fica o gostinho da polpa que você colocar junto. O ágar-ágar ou simplesmente ágar ou Kanten é uma substância extraída de algas marinhas. No Japão, o kanten é o maior aliado para as dietas de emagrecimento. Por ser composto por cerca de 80% de fibras vegetais, a absorção de água, quando ingerido, faz triplicar o seu volume. Assim, o consumidor sente o apetite saciado e tende a diminuir o consumo de outros alimentos. Pela ausência de valor nutricional e por ser rico em fibras, o kanten contribui para a diminuição de peso tanto pela substituição do alimento, como também pelo seu efeito laxativo. Você não tem idéia de como seja o ágar? Bom, ele é um vendido em pó, extraído de algas e quando misturado à água, ganha a consistência de uma gelatina. ”Como preenche o estômago, ajuda a saciar a fome” explica uma nutricionista. Li uma reportagem em que a atriz Isis Valverde comenta que já fez o uso do ágar em forma de gelatina. Ela tomava uma taça de gelatina ágar-ágar meia hora antes do almoço e do jantar. ”Esse segredo ajuda a me satisfazer mais rápido”, dizia a atriz.

Para prepará-lo, é só diluir o pó em água morna (siga as orientações do fabricante) e juntar suco de fruta para dar sabor. É vendido em lojas de produtos naturais e nas lojas onde vendem produtos japoneses procure por KANTEN.

Por Yoko

http://dietasobcontrole.org/2009/10/25/agar-a-gelatina-que-sacia-a-fome/